Barretos/SP, 05 de Outubro de 2024

Publicado em 12/06/2013 às 00:00 Assessoria

Projeto de Paula Lemos do "teste do coraçãozinho" foi rejeitado pela Câmara de Barretos mas vira Lei Estadual

O Projeto de Lei da Vereadora Paula Lemos, que tratava do “Teste do Coraçãozinho”, rejeitado na Câmara Municipal de Barretos, passou a ser lei estadual. O teste de oximetria de pulso nos recém nascidos, foi aprovado na Assembleia Legislativa, no último dia 4 de junho, através do Projeto de Lei do Deputado Jorge Caruso, que trata da obrigatoriedade do exame. Com a sanção do Governador, passa a ser obrigatória em todas as maternidades do Estado de São Paulo a realização do "teste do coraçãozinho", que diagnostica a Cardiopatia Congênita. Na atualidade, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, de cada cem (100) crianças que nascem, pelo menos uma (01) tem problemas cardíacos, que ainda são uma das maiores causas da mortalidade infantil durante o primeiro ano de vida. “Estou imensamente feliz, a partir de agora, todas as crianças do nosso Estado serão protegidas e beneficiadas. Deus é maravilhoso! Na mesma semana que fiquei extremamente chateada por não ter conseguido proteger a saúde de nossas crianças de Barretos, recebo a notícia da aprovação da Lei pela Assembleia Legislativa. Vamos lutar agora para que nosso Congresso aprove lei para beneficiar todas as crianças de nosso país! Vamos juntos nesta corrente do bem”, afirmou a Vereadora Paula Lemos.