Barretos/SP, 25 de Setembro de 2024

Publicado em 08/12/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Projeto que cria o Dia do Padroeiro – Divino Espírito Santo é aprovado

Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (07), a Câmara Municipal de Barretos aprovou o Projeto de Lei N.º 121/09, de autoria do vereador afastado Dr. Caio Monteiro de Barros, que institui o “Dia do Padroeiro – Divino Espírito Santo”, a ser comemorado anualmente na data de 11 de outubro, no âmbito do Município de Barretos. Por orientação da assessoria juridica, o projeto foi encampado pelo vereador Guilherme de Ávila, possibilitando a sua normal tramitação. Consta, no referido projeto, que os fundadores por serem devotos do Divino Espírito Santo, doaram oitenta e dois alqueires de terra à igreja e construíram a primeira capela. No final do século XIX, deu-se início a construção da Catedral do Divino Espírito Santo, situada na Praça Francisco Barreto, tendo a frente o mestre Pagani Fioravante. A obra obedeceu o estilo romano de linhas soberbas com colunas olímpicas e imagens de santos, bem como obras de arte pintadas em vitrais e nas paredes. “Esse Legislativo, devido à importância do Divino Espírito Santo, padroeiro de nossa cidade, aprovou lei, instituindo a Festa do Divino. Por isso, se torna extremamente necessário, a manifestação desta Casa, como forma de se perpetuar em seus anais, uma justa homenagem ao Divino Espírito Santo”, disse o vereador.