Barretos/SP, 10 de Outubro de 2024

Publicado em 30/11/2023 às 22:47 - Atualizado em 04/12/2023 às 10:16 Andre Souza

Publicitário e Artista Plástico Valter Corcino de Souza é Cidadão Honorário de Barretos

Homenagem foi proposta pelo vereador Prof Adilson Ventura de Mello

O Publicitário e Artista Plástico, Valter Corcino de Souza, recebeu o Título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Barretos durante Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (30/nov), na Câmara.

A homenagem foi proposta pelo vereador Prof. Adilson (PL), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 42/2023 aprovado por todos os vereadores.

A solenidade foi conduzida pelo vereador autor das homenagens, Prof. Adilson (PL) e contou com a presença do 2º Secretário da Câmara, vereador Juninho Bandeira (PL); do Diretor Financeiro da Associação "Os Independentes", Jerônimo Luiz Muzetti; do Diretor Adjunto de Marketing da Associação "Os Independentes", Marcos Murta; do publicitário e representante da Associação "Filhos da Pátria", Marcelo Murta; da Diretora do Instituto Marks, Juçara Carbonaro; e da Coordenadora da Casa Afro Barretos, Ana Paula Ferreira "Febates".

Também estiveram presentes o empresário e representante da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barretos), André Luiz Peroni Angelo; da empresária Maria Arlete Peroni Angelo; do Presidente da COMPPIR (Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial), Francisco Salviano "Tico" Miranda; e da representante da Associação Cultural "Aruanda Brasil", Rabs Miranda.

Familiares e amigos do artista plástico gravaram depoimentos que foram exibidos a todos no telão. Entre eles, o do Presidente da Associação Os Independentes, Husseim Gemha Junior; do amigo Luciano Tavares; da amiga Elisa Lucas; do publicitário e amigo, Abílio Batista Silva; da filha e jornalista Marcela Corcino; e da esposa Luzia.

Durante a homenagem, professora e alunos da Escola Municipal Dr. João Ferreira Lopes fizeram apresentação de toque do berrante e declamação de um poema no estilo locução de rodeio. Os mesmos alunos presentearam Valter Corcino com uma tela pintada com o desenho do "Jeromão"  (monumento em homenagem ao peão de boiadeiro instalado no Parque do Peão de Barretos) - um dos trabalhos mais conhecidos do homenageado.  E o cantor Mateus Lousano fez uma apresentação de toque de viola.

No discurso de agradecimento, "Valtinho" presenteou a esposa Luzia com um buquê de flores.

Por fim, o pastor Daiton fez uma oração de encerramento.

A TV Câmara Barretos transmitiu a solenidade ao vivo pelo canal 31.3, Facebook, Youtube e site.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA HOMENAGEM

VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA

O HOMENAGEADO

Valter Corcino de Souza tem 67 anos e nasceu na cidade de Ribeirão Preto / SP.   É filho de Izaias Corcino de Souza e Maria do Carmo Tito de Souza; casado com Luzia Rodrigues e pai de Camila Corcino de Souza e Marcela Corcino de Souza (ambas do primeiro casamento).

Formado em Publicidade e Propaganda, Valter Corcino também é Artista Plástico. Atua há quase 30 anos em Barretos, sendo responsável pelo projeto, implantação e coordenação da produção do Rancho do Peãozinho e do Monumento em homenagem ao Peão de Rodeio, popularmente conhecido como "Jeromão", ambos no Parque do Peão.  "Valtinho" também foi o responsável pela elaboração dos cartazes de divulgação da Festa do Peão por 14 anos.

O trabalho mais recente é o projeto "Viva Barretos!", uma exposição de obras de arte com pinturas de tinta acrílica sobre lona reciclada, que retratam as raízes e os costumes do peão de boiadeiro.

Valtinho diz ter como meta de vida retomar o projeto de exposição internacional de quadros nas cidades de Leida, Madri e Barcelona, na Espanha. O projeto estava em andamento, mas precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19.