Barretos/SP, 04 de Outubro de 2024

Publicado em 06/07/2012 às 00:00 Roberto José Minuncio

Requerimentos do vereador Euripinho sugerem projetos para prevenir obesidade infantil e vagas em concurso

O vereador Olimpio Jorge Naben, “Euripinho”, sugeriu através do requerimento 901/2012, aprovado no mês de junho, que a Prefeitura de Barretos, encaminhe para a Câmara Municipal de Barretos para votação em plenário, um Projeto de Lei que vise instituir realização de exames de prevenção e diagnóstico de obesidade infantil e doenças relacionadas nas crianças do ensino fundamental. De acordo com o vereador, o aumento do peso na idade infantil é um grande desafio, com o número de crianças tendo o IMC – Índice de Massa Corporal bastante elevado, ou seja, com os níveis de sobrepeso registrando 14,7% das crianças e em 4,1% de obesidade. “Essa questão é muito preocupante, uma vez que 40% da população do Brasil está acima do peso e a obesidade já é considerada epidemia mundial e problema de saúde pública”, lembrou Euripinho. Concursos Em outro requerimento, que recebeu o número 900/2012, o vereador do PDT, propôs também um Projeto de Lei por parte do Executivo Municipal, que estabeleça a destinação de 5% das vagas em concursos públicos municipais para pessoas com idade superior a 40 anos. “Após os 40 anos, é muito complicado conquistar um emprego fixo com carteira assinada, benefícios e boa remuneração. Muitas empresas adotam uma política de não contratar trabalhadores acima desta idade, preocupando as famílias que precisam dessa colocação profissional para manutenção da sua subsistência e continuar dando uma vida digna a suas famílias”, lembrou Euripinho. Diante deste problema, o vereador que lida diariamente com este drama no Ministério do Trabalho, fez a sugestão a Administração Municipal com o objetivo de implantar uma Lei Municipal, onde fica a reserva de até 5% das vagas dos concursos públicos municipais para pessoas com idade superior a 40 anos. “No dia-a-dia tenho presenciado esta situação e o drama dos pais de família de conseguirem retornar ao mercado de trabalho”, afirmou Naben.