Barretos/SP, 25 de Setembro de 2024

Publicado em 16/12/2009 às 00:00 Roberto José Minuncio

Reunião discutiu demora de agendamento de consultas em Planos de Saúde

O vereador Guilherme Ávila coordenou na tarde de quarta-feira, dia 16, uma reunião na Câmara Municipal, que teve como objetivo esclarecer o grande volume de reclamações recebidas pelo Procon em virtude da demora para o agendamento de consultas. Para buscar uma solução para o assunto, o vereador convidou os representantes dos planos Santa Casa Saúde, Unimed e a presidente da APM – Associação Paulista de Medicina. Dos convidados, compareceram a diretora do Procon, Joana Soleide Dias, e o superintendente do Grupo Santa Casa Saúde, Nilton Celestino Ferreira e o advogado convidado Robert Friedrick Kirchhoff. A Unimed justificou a ausência e a APM não enviou nenhum representante. Na reunião foi discutida a situação que vem se tornando comum nos últimos meses, onde clientes que possuem os planos de saúde estão tendo as suas consultas agendadas para 30, 60 e até 180 dias, enquanto que se é feito o pagamento particular o atendimento acontece na mesma semana. Essa situação tem contribuído para o aumento expressivo das reclamações junto ao Procon, que representam em torno de 12 a 15% da área de serviços. “É um índice expressivo, já que nesta área de serviços, abrange outros trabalhos autônomos”, explicou Joana Soleide Dias. De acordo com o vereador Guilherme Ávila está ocorrendo uma discriminação dos clientes que possuem convênio com outros que não contam com convênios. “Eu recebi reclamações de usuários e diante disto decide propor esta reunião”, afirmou Ávila. O superintendente do Grupo Santa Casa Saúde, Nilton Celestino Ferreira, afirmou que o problema existe, mas não acontece com todos os 200 médicos credenciados ao Plano de Saúde, apenas com um grupo de 5% dos profissionais. “Existem profissionais que tem a preferência dos clientes e para resolver isto, estamos agendando reunião com APM e Cremesp – Conselho Regional de Medicina”, afirmou Celestino. A data da próxima reunião ainda não foi agendada, de acordo com o vereador Guilherme Ávila.