Barretos/SP, 10 de Outubro de 2024

Publicado em 14/12/2023 às 21:44 - Atualizado em 14/12/2023 às 21:45 Andre Souza

Ronaldo Alves de Oliveira, Sacerdote de Templo de Umbanda, recebe Título de Cidadania Barretense

Homenagem foi proposta pelo ex-vereador José Eduardo dos Santos Junior - Eduardo do Mercado e foi entregue pela Câmara

O Sacerdote de Templo de Umbanda, Ronaldo Alves de Oliveira "Pai Ronaldo", recebeu o Título de Cidadão Benemérito da Estância Turística de Barretos em Sessão Solene realizada na noite desta quinta-feira (14/dez), na Câmara.

A homenagem foi proposta pelo ex-vereador José Eduardo dos Santos Junior - "Eduardo do Mercado", por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2023 aprovado por todos os vereadores.

A solenidade foi conduzida pelo 2º Secretário da Câmara, vereador Juninho Bandeira (PL) e contou com as presenças: do vereador Prof. Raphael Silvério (PSDB); do ex-vereador e atual Secretário Municipal de Defesa Civil, José Eduardo dos Santos Junior - Eduardo do Mercado (representando a Prefeita Paula Lemos); do Presidente da COMPPIR (Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial), Francisco Salviano "Tico" Miranda; e do Dirigente do Tempo de Umbanda "Baiano Manezinho da Estrada", Alexandre Spocito.

Também estiveram presentes: Edilson Bento (representando os amigos do homenageado); o orador Clóvis Cândido dos Santos Filho; a Coordenadora da Casa da Mulher e Coordenadora de Eventos e Projetos da Casa Afro, Ana Paula "Febatis" Ferreira; a representante do Movimento Negro de Barretos, Lorena Santos; o Pai Pequeno do Templo de Umbanda Baiano Manezinho da Estrada, Giannini Chicalé dos Santos; e o jornalista  e fotógrafo,Aquino José.

Familiares,  amigos e frequentadores do templo de Umbanda de Pai Ronaldo também compareceram à Câmara para acompanhar a solenidade. Outros gravaram depoimentos que foram exibidos a todos no telão.

Durante a solenidade, alguns tabaqueiros do templo de Umbanda Caboclo Rei das Matas e Baiano Zé do Norte cantaram o Hino Nacional da Umbanda em coro.

A TV Câmara Barretos transmitiu a Sessão ao vivo pelo canal 31.3, Facebook, Youtube e site.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA HOMENAGEM

VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA

O HOMENAGEADO

Ronaldo Alves de Oliveira nasceu em Barretos, tem 45 anos, é filho de Claudivino Alves de Oliveira e Nilza Fatima Alves de Oliveira.

Começou a trabalhar ainda na infância junto com o padrinho em uma propriedade rural, cuidando de gado, para ajudar no sustento da família.

Na adolescência, cursou o Ensino Médio na antiga Escola Estadual Wladimir de Arruda.

Na mesma época, devido a constantes perdas de consciência, foi levado ao Terreiro de Umabanda Caboclo Mata Virgem,  no Bairro Alto Sumaré, onde, à epoca, o Pai de Santo Vicente (em memória) e a Mãe Cleusa eram os responsavéis. Foi ali que descobriu a mediunidade e deu início à trajetória na Umbanda.

No ano de 2009, recebe pelas mãos do Pai de Santo Vicente (em memória), a consagração como Sacerdote.  A partir daí  começa os trabalhos no Templo de Umbanda Caboclo Rei das Matas e Baino Zé do Norte.

Em 2019, o templo ganha sede própria, no bairro São Judas Tadeu, atendendo a todos da comunidade que buscam ajuda na espiritualidade.