Roseli Cristina Assis da Silva, referência na área da Educação, recebe Título de Cidadã Honorária de Barretos
Homenagem foi proposta pelo vereador Jonathas Lazzarotto (PSD)
A Especialista em Educação e Gestão Pública, Roseli Cristina Assis da Silva recebeu o Título de Cidadã Honorária da Estância Turística de Barretos em Sessão Solene realizada na noite de sexta-feira (15 de agosto), na Câmara.
A homenagem foi proposta pelo vereador Jonathas Lazzarotto (PSD), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 21/2025, aprovado por todos os vereadores.
Fizeram parte da Mesa de Autoridades: o vereador proponente, Jonathas Lazzarotto (PSD); os vereadores Paçoca (SOLIDARIEDADE) e Raphael Silvério (PSD); os ex-prefeitos Dr. Emanoel Mariano Carvalho (2005-2012) e Paula Lemos (2021-2024); o Presidente da Assembleia de Deus - Ministério Belém de Barretos, Natanael Santos; a Diretora da Escola Municipal Matilde Gitay de Mello, Cleusa Munhoz; e o filho da homenageada, João Victor da Silva Cipriano. Os assessores parlamentares Douglas Silva e Márcio Peixoto também estiveram presentes.
O vereador Prof. Adilson (MDB) esteve representanto pela assessora parlamentar, Ana Cláudia Novaes. O 2º Secretário da Câmara, vereador Itamar Alves (PSD) enviou vídeo parabenizando a homenageada.
Familiares e amigos da homenageada, servidores da Secretaria Municipal de Educação e fiéis da Assembleia de Deus Ministério do Belém lotaram a Câmara para prestigiar o evento.
A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Youtube e redes sociais.
ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SOLENIDADE
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
USE O LEGIS VÍDEOS PARA CORTAR TRECHOS DA SESSÃO
A HOMENAGEADA
Roseli Cristina Assis da Silva tem tem 58 anos e nasceu na cidade de Jundiaí/SP. É filha de Aristeu Américo da Silva e Joselita Assis da Silva (em memória) e mãe de João Vitor da Silva Cipriano. Cresceu em um ambiente familiar cristão e que sempre valorizou a educação como ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e social.
Com 5 anos de idade foi alfabetizada ao frequentar com os avós maternos o programa MOBRAL, um dos projetos voltados à erradicação do analfabetismo no Brasil. Esse primeiro contato com a educação formal despertou um profundo interesse pelos estudos, que se fortaleceu ao longo dos anos.
Na infância e adolescência, Roseli Cristina teve uma forte ligação com a educação religiosa. Destacou-se na Escola Dominical, sendo premiada anualmente por desempenho e dedicação. Aos 12 anos, começou a atuar como professora da classe Estrela de Davi, onde ensinava crianças de 7 a 8 anos. Concluiu o Ensino Fundamental com 14 anos (1981) e o curso de Técnica em Contabilidade com 17 (1984).
Na área acadêmica, Roseli é graduada em História, pela Universidade São Francisco(1992) e em Pedagogia Plena, pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves (1994). Possui também especializações em "Docência Para Educação Profissional e Tecnológica", pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2022), "Gestão Escolar", pela FISO - Faculdades Integradas Soares de Oliveira (2014), "Gestão Pública Municipal", pela – Universidade Federal de São João Del-Rei (2014) e "Didática – Desafio à Participação", pela Associação Cultural e Educacional de Barretos (1992).
Além dessas especializações, Roseli participou de mais de 150 cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas, como supervisão educacional, gestão pública, diversidade cultural, políticas inclusivas, avaliação escolar e inovação na educação.
Na trajetória profissional, antes de ingressar na educação pública, atuou no Supermercado Russi, onde trabalhou no setor administrativo e de relações públicas, desenvolvendo habilidades de comunicação e gestão. Posteriormente, na empresa Rebovisa, assumiu o cargo de chefe de departamento fiscal e departamento pessoal, adiquirindo mais experiências em administração e recursos humanos.
Com 21 anos, em 1988, Roseli iniciou a carreira na área da Educação, quando ingressou na Secretaria Estadual de Educação como Professora PEB II. Mais tarde, tornou-se Coordenadora Pedagógica no período noturno da Escola Estadual Dr. Antônio Olympio, função que desempenhou por 13 anos. Em julho de 1999, começou a trajetória na Prefeitura de Barretos, como Coordenadora Pedagógica. Em 2005, foi nomeada Diretora de Ensino Fundamental da CEMEI Ana Carvalho Castanho. Em 2018, assumiu a direção da Escola Municipal Matilde Gitay de Mello.
Além disso, atuou como Supervisora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Barretos e lecionou nas instituições: Escola Teológica Pastor Eliseu Queiroz de Souza; Escola Técnica Estadual Coronel Raphael Brandão; EE Fábio Junqueira Franco; EE Dr. Antônio Olympio; Escola Estadual Embaixador Macedo Soares.
Roseli Cristina também esteve à frente de inúmeros projetos inovadores e sociais em prol da comunidade durante a gestão do ex-Prefeito Dr. Emanoel Mariano Carvalho (2005-2012), como o "Projeto Pedagógico da Classe Hospitalar", implantado na Santa Casa de Misericórdia de Barretos para garantir atendimento escolar a crianças em tratamento médico prolongado; "Projeto Circo Escola", projeto premiado que promovia aprendizado lúdico e criativo através das artes circenses; "Projeto de valorização da cultura rural", que visava a preservação e a promoção das tradições e da identidade do campo; "Projeto Sala do Aconchego", que oferecia espaço seguro e acolhedor para os filhos dos alunos do EJA, permitindo que os pais frequentassem as aulas sem preocupações no período noturno, fortalecendo o apoio à educação e ao desenvolvimento familiar; "Projeto EJA Para Todos", de expansão do acesso à educação para jovens e adultos; "Projeto das Piscinas Públicas nos Fins de Semana", como incentivo ao lazer e às atividades recreativas gratuitas; "Projeto Arena da Ciência", uma iniciativa científica e tecnológica em parceria com Os Independentes; "Revitalização do Centro Esportivo Racib Rezek", para ampliação da infraestrutura esportiva e de lazer da cidade.
Na gestão do ex-Prefeito Guilherme Áviila (2013-2020), Roseli participou do projeto "Classe Multisseriada na Casa Vovô Antônio", que promove ensino adaptado e inclusivo.
Roseli Cristina também atuou como conselheira municipal em diversos conselhos: Educação; Direitos da Criança e do Adolescente; da Mulher; e da Cultura.
Com uma vida marcada por dedicação e compromisso com a transformação social, Roseli Cristina segue como referência na educação e gestão pública, inspirando aqueles que acreditam no poder do ensino como agente de mudança.