Barretos/SP, 30 de Setembro de 2024

Publicado em 22/03/2011 às 00:00 Luciana Gomes

Secretário da Saúde atende convocação dos vereadores e participa de sessão ordinária

O secretário municipal de saúde, Mussa Calil Neto, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda, dia 21, atendendo convocação dos vereadores. Por decisão da presidência da casa, conforme determina regimento interno, parte do grande expediente da sessão foi usado para que o secretário municipal pudesse expor a situação da Secretaria de Saúde e respondesse perguntas dos vereadores. Abrindo sua fala, Mussa Calil Neto explicou a atual estrutura e funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde, seus departamentos e responsabilidades. Mostrou análises comparativas da saúde pública em Barretos, dando números sobre vacinação, exames, índices de mortalidade, registro de epidemias, entre outras informações. O secretário também falou das perspectivas da saúde municipal para os anos de 2011 e 2012, além de citar as campanhas de prevenção, com destaque para a campanha contra a dengue. O vereador Juninho Leite, presidente da Câmara, questionou o secretário Mussa sobre a atual situação da Santa Casa de Misericórdia de Barretos e o repasse de verbas públicas para a instituição. O secretário informou que os repasses vem sendo realizados dentro da normalidade e que há uma grande expectativa da administração municipal em relação a nova provedoria do hospital. Outra pergunta foi do vereador Reginaldo Silva que quis detalhes sobre o processo de informatização da secretaria, principalmente no que diz respeito a agendamento de consultas e exames. Mussa respondeu que este processo está em andamento, mas que a implementação completa depende também das condições físicas em novas instalações para alguns departamentos da Secretaria. Médico psiquiatra e vereador, Kiko Miziara questionou sobre falta de medicamentos e filas no atendimento da saúde mental, ao que Mussa respondeu que o número de profissionais atuando nesta área é insuficiente e já foi requisitado a Prefeitura Municipal o aumento desses profissionais. Em relação aos medicamentos, o secretário disse que as compras de medicamentos da saúde mental são realizadas de acordo com relação entregue pelos próprios médicos que atuam na área. O vereador Paulo Correia aproveitou a presença do secretário para denunciar o pagamento de consultas particulares no Pronto Socorro Infantil da Santa Casa, quando esse atendimento deveria ser gratuito pelo SUS. Mussa salientou que este tipo de caso deve ser levado a Ouvidoria da Santa Casa, mas que vai apurar as denúncias, pois esse tipo de procedimento não pode acontecer. O secretário ainda falou sobre o como as Unidades Básicas de Saúde tem absorvido o atendimento de casos mais urgentes, desafogando a demanda do Pronto Socorro Infantil da Santa Casa. Já Guilherme Ávila quis saber sobre a municipalização do Pronto Socorro da Santa Casa de Barretos, ao que Mussa respondeu que a nova provedoria da Santa Casa tem quatro meses para decidir se vai optar por continuar administrando o Pronto Socorro e, se a decisão for pela municipalização, a Prefeitura Municipal deverá assumir ao fim desses quatro meses. Outros questionamentos do vereador Guilherme foram em relação aos serviços prestados pelo Centro de Reabilitação Municipal, em que atua. O secretário informou que ainda há carência de profissionais no Centro de Reabilitação, como de fonoaudiólogos, mas que há previsão de aumento desses profissionais. E que a Prefeitura vem buscando investimentos no Centro, como a verba conseguida junto ao Ministério da Saúde para a aquisição de uma nova ambulância, adaptada para transporte de pacientes em cadeiras de rodas. Ainda sobre esse assunto, o vereador Leandro Anastácio ressaltou a importância do novo Centro de Reabilitação Municipal para a população e perguntou sobre a inauguração do prédio que está em fase de finalização em área dentro do Centro Universitário Unifeb. Mussa chamou a atenção para o fato de que as novas instalações do Centro serão exemplares no que diz respeito ao atendimento, mas que é preciso investir na contratação de pessoal para que ele possa, de fato, atender adequadamente os pacientes que dele necessitam. O secretário Mussa Calil Neto encerrou sua participação agradecendo aos vereadores pela oportunidade e aos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde pelo apoio e dedicação constantes.