Barretos/SP, 25 de Setembro de 2024

Publicado em 10/11/2009 às 00:00 Clarissa Johara

Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea é aprovada

Em sessão ordinária realizada na noite de ontem (09), a Câmara Municipal de Barretos aprovou o Projeto de Lei N.º 144/09, de autoria do vereador Munir Daher, que institui a Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea, a ser realizada anualmente no mês de dezembro, integrando o calendário oficial de datas e eventos do Município de Barretos. Segundo o vereador, o projeto tem como objetivo informar, sensibilizar e conscientizar a necessidade da existência de doadores de medula óssea. De acordo com o projeto, a semana pretende estimular a doação voluntária de medula óssea, visando à ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis; desenvolver atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes; alertar o doador para a importância de manter seus dados cadastrais atualizados e de comparecer para realizar a doação, além de prover informações atualizadas para os profissionais de saúde, visando a melhorar a qualidade do atendimento e do encaminhamento de doadores e promover palestras, cursos e outras atividades que ressaltem a importância da doação de medula óssea em estabelecimentos de ensino, entidades, parques e unidades de saúde. Na justificativa, Munir Daher lembra que só de leucemias, o Brasil já tem mais de 10 mil casos por ano. “Para a maioria dos pacientes a única esperança é a realização de transplante de medula óssea”, salientou.