Barretos/SP, 25 de Novembro de 2024

Publicado em 14/09/2022 às 23:09 - Atualizado em 14/09/2022 às 23:39 Andre Souza

Sessão Solene celebra os 100 anos de nascimento de Jorge Andrade

Barretense conquistou o Brasil escrevendo peças de teatro, telenovelas e filmes; Evento marca a abertura de exposição no Espaço Cultural Matinas Suzuki

Imprimir

A Câmara realizou na noite desta quarta-feira (14/set),Sessão Solene em comemoração aos "100 anos" de nascimento do dramaturgo, autor de telenovelas, jornalista e escritor barretense, Aluízio Jorge Andrade Franco - "Jorge Andrade".

 

A homenagem foi proposta pelo Presidente da Casa, Vereador Paulo Correa (PL), por meio do Requerimento nº 1260/2022,  aprovado por todos os vereadores e marca a abertura oficial da exposição "Jorge Andrade - 100 anos",  no espaço cultural "Dr. Matinas Suzuki", no interior do prédio da Câmara.

 

O evento foi conduzido pelo Vice- Presidente da Casa, vereador Lupa (PRTB) e pela Presidente da ALAB - Academia de Letras e Artes de Barretos, a historiadora Elisete Greve Tedesco.

 

O membro da ABC - Academia Barretense de Cultura, Jose Antonio Merenda,  o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Igor Pereira dos Santos; e a ex-vereadora e membro da ALAB, Marlene Fachin também fizeram parte da Mesa de Autoridades.

 

Durante a solenidade, foi apresentado trecho do primeiro capítulo da novela "Os Ossos do Barão" (1973), escrita por Jorge Andrade, exibida no horário nobre da Rede Globo, onde aparece referência às fazendas de Barretos no início do século XX.

 

As atrizes Cláudia Ávila e Karina Soares interpretaram trecho da peça de teatro "Vereda da Salvação", de autoria de Jorge Andrade.

 

A cantora e compositora Rosicris Bittencourt apresentou a música "Orgulho da nossa cidade", de autoria própria, acompanhada do arranjador Luiz Antonio Rodrigues, Luizinho. A letra narra a trajetória de Jorge Andrade, do nascimento à morte.

 

A cantora Joice Rocha, acompanhada dos percursionistas Luizinho (violão), Diego, Eduardo e Ronado,  interpretou a música "Filho de Barretos", composta por Elvira Ramos. 

 

José Antonio Merenda presenteou a Câmara Municipal e a ALAB com um exemplar da 7ª Coletânea de Contos "Prêmio Jorge Andrade", livro que é resultado do tradicional concurso de contos da ABC.

 

O filho de Jorge Andrade, Gonçalo de Almeida Franco, gravou um vídeo agradecendo à homenagem ao pai. O primo do homenageado, Jorge Wilson Franco Nogueira, servidor da Câmara Municipal, também foi lembrado na solenidade.

 

A TV Câmara Barretos transmitiu a  solenidade ao vivo pelo canal 31.3, Facebook e Youtube. 

 

 

  ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SOLENIDADE COMEMORATIVA - PARTE 01 - PARTE 02

 

 

 LEIA MAIS SOBRE JORGE ANDRADE

 

 

 

  FOTOS NO FIM DA PÁGINA

 

 

 


 

 

JORGE ANDRADE

 

Nascido em 21/mai/1922 na Fazenda Coqueiros, em Jaborandi (na época, Distrito de Barretos),  Jorge Andrade é considerado um dos dramaturgos mais importantes do Brasil. Foram pelo menos 18 peças de teatro, 07 telenovelas e 02 filmes escritos ou adaptados. A maioria das obras retratava trechos da História do Brasil, sobretudo o declínio do ciclo do café e a  política do fim Século XIX (dezenove) e início do Século XX (vinte).

 

Entre as peças mais conhecidas estão "A Moratória" (1954), que contextualizada a transição da República Velha e a Era Vargas,  vencedora do Prêmio Saci (premiação mais importante da produção brasileira de cinema e teatro dos anos 50 e 60 promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo);  "Ossos do Barão" (1962), que narra o declínio do ciclo do café; e "Vereda da Salvação" (1963), que retrata o fanatismo religioso no sertão nordestino.

 

?Na televisão, as principais novelas foram "Os Ossos do Barão" (1973) e "O Grito" (1975), na Rede Globo; e "Ninho da Serpente" (1982), na Band.

 

Jorge Andrade morreu em 13 de março de 1984, com  61 anos. O teatro do Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) e o teatro istalado no Grêmio Literário e Recreativo de Barretos receberam o nome do drmaturgo.

 

 

 LEIA MAIS SOBRE JORGE ANDRADE

 

 

 

 


 

 A EXPOSIÇÃO

 

Organizada pela ALAB - Academia de Letras e Artes de Barretos, a exposição "Jorge Andrade 100 anos" está em cartaz no Espaço Cultural Dr, Matinas Suzuki, no interior do prédio da Câmara, durante todo o mês de setembro.

 

A mostra conta com pinturas de  César Wace, Chico Priolli, Marcos Diamantino, Dado Stuart, Talita Auada e acróstico de José Sinho Filho.

 

Num telão são exibidos painéis com todos os trabalhos de autoria do dramaturgo barretense,  um documentário produzido pela atriz barretense Cláudia Ávila sobre as peças de teatro de Jorge Andrade e trecho da telenovela "Os Ossos do Barão", exibida no horário nobre da Rede Globo, onde aparece o nome da cidade de Barretos logo nas primeiras cenas.

 

Cidadãos e cidadãs interessados podem comparecer à Câmara para visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e durante os eventos oficiais da Câmara no período noturno.

 

    VEJA O CARTAZ DA EXPOSIÇÃO