Barretos/SP, 09 de Outubro de 2024

Publicado em 08/09/2022 às 08:41 - Atualizado em 08/09/2022 às 09:56 Andre Souza

Solenidade na Câmara vai celebrar o centenário de nascimento de Jorge Andrade

Barretense conquistou o Brasil escrevendo peças de teatro, telenovelas e filmes;

A Câmara agendou para a próxima quarta-feira (14/set), às 20hSessão Solene em comemoração aos "100 anos" de nascimento do dramaturgo, autor de telenovelas, jornalista e escritor barretense, Aluízio Jorge Andrade Franco - "Jorge Andrade".

A homenagem foi proposta pelo Presidente da Casa, Vereador Paulo Correa (PL), por meio do Requerimento nº 1260/2022,  aprovado por todos os vereadores e marca a abertura oficial da exposição "Jorge Andrade - 100 anos", no espaço cultural "Dr. Matinas Suzuki", no interior do prédio da Câmara.

Durante a solenidade,  academicos da  ALAB - Academia de Letras e Artes de Barretos farão apresentações de música, teatro e poesia com adaptações de  textos escritos por Jorge Andrade.

?Todas as instituições culturais, autoridades locais, profissionais de imprensa e público no geral estão convidados a participar da celebração.

A TV Câmara Barretos vai transmitir a solenidade ao vivo a partir das 20h pelo canal 31.3, Facebook e Youtube. Das 20h30 às 20h55, o sinal do canal 31.3 é interrompido para exibição do horário eleitoral gratuito, mas nas redes sociais o evento segue normamente.

JORGE ANDRADE

Nascido em 21/mai/1922 na Fazenda Coqueiros, em Jaborandi (na época, Distrito de Barretos),  Jorge Andrade é considerado um dos dramaturgos mais importantes do Brasil. Foram pelo menos 18 peças de teatro, 07 telenovelas e 02 filmes escritos ou adaptados. A maioria das obras retratava trechos da História do Brasil, sobretudo o declínio do ciclo do café e a  política do fim Século XIX (dezenove) e início do Século XX (vinte).

Entre as peças mais conhecidas estão "A Moratória" (1954), que contextualizada a transição da República Velha e a Era Vargas,  vencedora do Prêmio Saci (premiação mais importante da produção brasileira de cinema e teatro dos anos 50 e 60 promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo);  "Ossos do Barão" (1962), que narra o declínio do ciclo do café; e "Vereda da Salvação" (1963), que retrata o fanatismo religioso no sertão nordestino.

?Na televisão, as principais novelas foram "Os Ossos do Barão" (1973) e "O Grito" (1975), na Rede Globo; e "Ninho da Serpente" (1982), na Band.

Jorge Andrade morreu em 13 de março de 1984, com  61 anos. O teatro do Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) e o teatro istalado no Grêmio Literário e Recreativo de Barretos receberam o nome do drmaturgo.

LEIA MAIS SOBRE JORGE ANDRADE

VEJA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA SESSÃO SOLENE

VEJA O CONVITE

FOTOS NO FIM DA PÁGINA