Barretos/SP, 27 de Setembro de 2024

Publicado em 18/03/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Toque de Acolher tem aprovação de 91% da população

A empresa HPM – Herrmann Pesquisas e Marketing – apresentou na manhã desta quinta-feira, dia 18, o resultado da pesquisa encomendada pela Câmara Municipal de Barretos, sobre o Toque de Acolher, que tem projeto de lei de autoria dos vereadores Aparecido Cipriano, Dr. Reginaldo da Silva e Juninho Leite tramitando na Casa de Leis. Pelo projeto, jovens desacompanhados pelos pais não poderiam permanecer nas ruas após as 23horas. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas, foram entrevistadas 622 pessoas, entre os dias 13 e 14 de março, na faixa etária compreendida entre 14 anos e mais de 55 anos. Os pesquisadores fizeram várias perguntas, entre elas, “Você é a favor ou contra o “Toque de Acolher” obrigatório para crianças e adolescentes com menos de 16 anos, desacompanhados dos pais ou representantes legais, no período das 23h às 05horas, nas vias públicas, calçadas, praças públicas, bares, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos do mesmo gênero, bem como locais públicos em geral? Para esta pergunta, o resultado apresentado foi o seguinte: a favor – 568 pessoas – 91,32%; contra 35 entrevistados – 5,63%; indecisos 17 – 2,73% e não opinaram 2 – 0, 32%. Segundo o coordenador da pesquisa, Maurício Herrmann, o resultado é conclusivo e mostra que a população de Barretos é a favor do Toque de Acolher. “O resultado mostra exatamente esta opinião, com uma margem de erro de 1,5% ponto percentual para mais ou para menos”, afirmou Herrmann. Através deste resultado, o presidente da Câmara, vereador Paulo Correa, acredita que a principal finalidade dessa consulta popular consistiu em saber a opinião da população barretense a respeito do assunto. “É muito importante à opinião popular como instrumento da democracia participativa. Portanto, pesquisa é um mecanismo democrático em que o cidadão tem o direito de se manifestar sobre essas questões polêmicas”, salientou o presidente da Câmara, Paulo Correa. “A Câmara contratou empresa especializada por se tratar de um assunto de grande relevância para o Município, por envolver questões sociais, educativas e jurídicas relativamente às crianças e adolescentes. Além disso, obter a opinião da população barretense a respeito do assunto, especialmente dos pais ou responsáveis, foi importante para traçar um perfil de comportamento das famílias, com a finalidade de colher subsídios consistentes, para que o projeto atinja na plenitude seus objetivos”, enfatiza o presidente Paulo Correa. Para o autor do projeto, vereador Aparecido Cipriano, com este resultado fica mais fácil para a Câmara Municipal aprovar o Projeto de Lei, que estabelece este horário, como já acontece em outras cidades, como o município de Fernandópolis.