Barretos/SP, 10 de Outubro de 2024

Publicado em 05/07/2023 às 10:15 - Atualizado em 10/07/2023 às 15:42 Andre Souza

TV Câmara Barretos inicia parceria com a Liga Barretense de Futebol para retransmitir jogos do Campeonato Amador Varzeano

Partidas serão transmitidas ao vivo pelo canal 31.3 e poderão ser reprisadas em horários alternativos durante a semana

TV Câmara Barretos,  que opera em sinal aberto no canal 31.3, firmou parceria com a LBF - Liga Barretense de Futebol  para a retransmissão do Campeonato Amador Varzeano 2023 na grade de programação da emissora.

O futebol amador é uma cultura local, considerada uma das principais atividades de lazer dos barretenses, que mobiliza jogadores e famílias todos os domingos nos gramados espalhados em vários bairros da cidade.

A parceria com a TV Câmara Barretos visa ampliar as opções para os barretenses assistirem ao jogo ao vivo no domingo de manhã, já que a transmissão  realizada pela LBF nas redes sociais será retransmitida no canal aberto 31.3  para toda a cidade, incluindo a zona rural, onde o sinal de internet ainda não tem 100% de alcance.

Os jogos do campeonato amador varzeano, que acontecem aos domingos, também poderão ser reprisados pela TV Câmara durante a semana, no período noturno.  A escolha do jogo a ser transmitido, bem como a captação e os direitos de imagens são de única e exclusiva responsabilidade da LBF - Liga Barretense de Futebol. As partidas serão narradas por Henrique Fortunato, com comentários de Bruno Rocha.

O interesse para veicular jogos do varzeano existe desde a implantação da TV Câmara Barretos, em 2012, na gestão do então Presidente da Câmara, Juninho Leite.

As conversas se intensificaram no ano passado (2022), sob a presidência do vereador Paulo Correa, após a abertura de Chamamento Público para convidar instituições sem fins lucrativos a exibir conteúdos na emissora pública. A implantação de uma grade de programação na TV Câmara (com reprises de eventos, por exemplo) só foi possível após a aquisição de equipamentos como o Exibidor, em 2021.

Por fim, o Termo de Cooperação Técnica só foi assinado pelo atual Presidente da Câmara, Luís Paulo Vieira "Lupa" e o Presidente reeleito da LBF, Osmir Duarte Peixoto "Titão".

FOTOS NO FIM DA PÁGINA

A parceria tem duração de 5 (cinco) anos, é gratuita,  e não haverá transferência de recursos financeiros entre a Câmara e a Liga.

SOBRE A LBF - LIGA BARRETENSE DE FUTEBOL

A LBF, fundada em 1948, está há 75 anos promovendo campeonatos, torneios e competições de futebol amador em Barretos, além de estimular a cultura física, intelectual, moral e cívica dos desportistas amadores, especialmente a juventude.

SOBRE O CAMPEONATO AMADOR VARZEANO

O Campeonato Amador Varzeano 2023 tem início no próximo domingo (09/jul). Ao todo, 10  equipes estão inscritas pra disputar a Serie A do torneio ( Vila Nogueira, ADPM, Paissandu, Atlético Brasil, Barretos II, Bom Jesus, Exposição, Palestra, Predinhos e José Faleiros ) e outras 16 equipes se inscreveram para a Série B (Monte Negro, Zequinha Amendola, Meninos da Vila, Atlético Santana, Atlético Vida Nova, Guarani, Bandeirante, Dom Bosco, Vida Nova, Santa Cecília, Penarol, CSU, BKF, C. Carvalho, Arsenal e Unidos do Barretos II).

O primeiro jogo a ser transmitido será Vila Nogueira x ADPM, no campo do Rochão, a partir das 10h.

A grade de programação da TV Câmara é divulgada diariamente no site da Câmara (menu TV Câmara), além das redes sociais.  VEJA AQUI

MAIS PARCERIAS

Outras entidades sem fins lucrativos da cidade também podem firmar parceria com a TV Câmara Barretos. Um Chamamento Público está aberto desde agosto de 2022 para convidar instituições da cidade a veicular programas educativos, culturais, institucionais de utilidade pública no canal 31.3.

TV Câmara Barretos "João Carlos Soares de Oliveira Junior - Juninho Soares" completou 10 anos no ar em dezembro de 2022. A grade de programação da emissora segue três diretrizes:

1ª) Garantir total transparência das atividades do Legislativo, com as transmissões ao vivo e as reprises das Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas,  Solenes e Reuniões com a participação dos vereadores.

2ª) Firmar parcerias com outros órgãos públicos para difundir conteúdos institucionais, educativos, culturais e de utilidade pública. Já foram celebradas parcerias com a Prefeitura, o SAAEB, o Instituto de Previdência, o IFSP - Campus Barretos, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de SP), e a Astral (Associação das TVs e Rádios Legislativas), que compartilha conteúdos da Embrapa, TCU, TV Unesp entre as emissoras vinculadas. A TV Câmara também tem autorização para veicular conteúdos da Câmara dos Deputados, ALESP – Assembleia Legislativa de SP, Senado , TSE – Tribunal Superior Eleitoral e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.

3º) Fornecer gratuitamente espaços na grade de programação da emissora para as instituições sem fins lucrativos da cidade que queiram  mostrar à sociedade o trabalho que deselvolvem em prol da comunidade barretense. Seguindo a Legislação Federal, um Chamamento Público está aberto desde o ano passado para formalizar as parcerias com entidades.

Em breve, um novo Chamamento Público deverá ser aberto para convidar produtores independentes da cidade que queiram exibir clipes de músicas autorais, documentários , curtas-metragens e outros tipos de vídeos.

VEJA UM RESUMO EM VÍDEO SOBRE A TV CÂMARA

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO SOBRE OS 10 ANOS DA TV CÂMARA BARRETOS