Barretos/SP, 28 de Setembro de 2024

Publicado em 21/06/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Vara Federal: Autoridades barretenses recebem presidente do TRF-3 e diretor do Fórum de São Paulo

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3º Região, desembargador Roberto Luiz Ribeiro Haddad e o diretor regional do Fórum da Seção Judiciária de São Paulo, Carlos Alberto Loverra, foram recepcionados na tarde desta segunda-feira, (21), pelo prefeito Emanoel Mariano Carvalho, pelo presidente da Câmara Municipal de Barretos, Paulo Correa, além da deputada Luciana Costa e representantes do judiciário e da OAB de Barretos. O encontro aconteceu no Gabinete da Prefeitura Municipal. A visita deve-se a instalação da já criada Vara Federal de Barretos, o que deve ocorrer até o final do ano. “A criação da vara barretense ocorreu por critérios técnicos. Foi difícil, pois haviam 400 pedidos e 230 foram conseguidos, entre os quais o da Cidade”, disse Haddad. Entre outros critérios, pesaram para a conquista da Vara Federal, segundo o Presidente, a densidade demográfica, o porte e a necessidade do Município, PIB e demanda por justiça. “É uma satisfação em conseguir a Vara para Barretos. Sabemos dos esforços do prefeito, do presidente Paulo Correa, da deputada e do senador Romeu Tuma, mas o critério técnico foi determinante”, ressaltou Haddad, que agradeceu a acolhida barretense. O prefeito Emanoel destacou que a Vara da Justiça Federal é uma conquista importante para Barretos falou do empenho da Cidade para consegui-la. “Sua visita é muito honrosa, senhor Presidente”, disse o prefeito, que fez um convite oficial para Haddad e Loverra participarem da Festa do Peão. Os dois visitantes receberam mimos (chapéu, camisa oficial e kit para churrasco) de Os Independentes, que foram entregues por Hugo Rezende Filho e Marcelo Flosi Oliveira. O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Correa, lembrou-se dos passos para a busca da Vara Federal e disse que a concretização destaca Barretos. “Nosso Município tem mais de sete mil processos tramitando na Justiça Federal, por isso merece esse benefício. A conquista da vara federal demonstra a união de todas as autoridades em torno de um objetivo que vai beneficiar a população, porque sem dúvida vai fomentar o crescimento do município e da região, além de dar mais agilidade aos processos judiciais, atrair a chegada de investidores e gerar emprego”, declarou Paulo Correa. O presidente da OAB – Barretos, advogado Merhej Najm Neto, enfatizou que a Vara Federal vai beneficiar toda sociedade, não só barretense, mas também da região e destacou o empenho e o comprometimento de todas as autoridades. A Deputada observou que a Cidade tinha um argumento técnico para concretizar a conquista. A diretora do Fórum de Barretos, Fernanda Vasquez, disse que a Vara Federal representa um grande avanço para expansão do judiciário. O diretor regional do Fórum de Seção Judiciária de São Paulo afirmou estar muito agradecido pelo empenho que tem visto do Município para a instalação da Vara Federal e espera fazê-lo o mais rápido possível. A princípio, a instalação será feita em imóvel existente, que está sendo escolhido no Município. Posteriormente, será edificada a construção do prédio próprio. Para isto, a Prefeitura fará a doação de uma área ao lado do Fórum da Região dos Lagos. Para a edificação, se for o projeto padrão, o custo seria entre R$ 1,8 a R$ 2 milhões. A visita de Haddad e Loverra no Gabinete foi acompanhada também pelos juízes da Comarca de Barretos, Mônica Senise e Alex Ricardo, de Swamy Santos, que representou o diretor da 2ª Vara Cível, Carlos Macatti; vereador Juninho Leite; secretários municipais e diretores de Departamento da Prefeitura.