Barretos/SP, 28 de Setembro de 2024

Publicado em 10/08/2010 às 00:00 Roberto José Minuncio

Vereador André Rezek questiona demora para instalação da Farmácia Popular

Um dos assuntos abordado pelo vereador André Rezek, na Tribuna da Câmara Municipal de Barretos, durante o grande expediente, foi com relação a não instalação até o momento na cidade de Barretos, da Farmácia Popular. De acordo com o vereador, em 2007, foi aprovado o projeto que destinou recursos do Fundo Nacional de Saúde para a cidade de Barretos, visando colocar em funcionamento a unidade. Contudo, após todos estes tramites, há 10 meses, a Prefeitura de Barretos, respondeu um requerimento de sua autoria, informando que faltavam apenas as pinturas das paredes do prédio localizado na avenida 21 entre as ruas 26 x 28, no centro de Barretos. “Não é possível levar 10 meses para pintar uma parede e até hoje a Farmácia não estar realmente funcionando. Enquanto isso a população não tem acessos há alguns medicamentos da Farmácia Popular e o que obriga entrar na justiça para garantir a sua medicação”, afirmou Rezek. Segundo divulgou o vereador, a Procuradoria Federal de Ribeirão Preto, através do procurador Andrey Borges de Mendonça, já instaurou inquérito para investigar o caso, remetendo ofício a Prefeitura de Barretos, com o objetivo de cobrar explicações. O programa faz parte da Política do Ministério da Saúde sendo que os medicamentos existentes nestas farmácias custam entre 40% e 80% mais baratos que estabelecimentos comerciais do gênero, onde a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) adquire a medicação e disponibiliza nas farmácias populares a preços de custo.