Barretos/SP, 25 de Setembro de 2024

Publicado em 12/11/2009 às 00:00 Roberto José Minuncio

Vereador Kapetinha questiona valores pagos por empresa ao SAAE

O vereador Luiz Umberto de Campos Sarti ficou surpreso com a resposta do requerimento 1055/2009 solicitado pelo presidente da Câmara Municipal de Barretos, vereador Paulo Correa, no dia 26 de agosto deste ano. Na oportunidade foi solicitado do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – informações sobre o abastecimento de água e coleta de tratamento de esgoto, pelos Frigoríficos JBS/Friboi e Minerva que atuam na cidade de Barretos. Na resposta enviada a Câmara Municipal, assinada pelo então diretor, Luiz Carlos Diniz Buch, foi esclarecido que o JBS/Friboi possui sistema próprio de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, não necessitando de utilizar o sistema do SAAE. Já com relação ao Frigorífico Minerva, ficou esclarecido que possui sistema próprio de abastecimento, utilizando somente a coleta de esgoto e recolhendo mensalmente aos cofres da autarquia R$7.911,36. Por outro lado, no ofício enviado a Câmara Municipal, apresenta informações sobre o consumo de energia, gasto com funcionários do SAAE e outros serviços para manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE 3. Segundo informações contidas no documento, num período de janeiro de 2009 a julho de 2009, totalizam R$255.372,03, enquanto que a receita no mesmo período pago pela empresa que utiliza o sistema, representa o montante de R$55.379,52, apresentando um déficit para o SAAE de R$159.992,51. Preocupado com esta situação, e após visitar o DAERP de Ribeirão Preto, Luiz Umberto de Campos Sarti, obteve a informação através do diretor superintendente, o engenheiro Tanielson Wagner Campos, que a empresa Coca Cola que também utiliza o tratamento daquela cidade paga um valor de R$500.000,00 por mês. “O Minerva que é uma empresa de destaque mundial na exportação de carnes poderia contribuir com valores mais expressivos para o tratamento do esgoto. Já que para tratar o esgoto proveniente da indústria o investimento é alto e onera muito o SAAE, gerando este déficit”, opinou o vereador Kapetinha. Para o vereador Kapetinha o aumento destes recursos auxiliaria na aquisição de uma bomba nova para o Poção do Dom Bosco, dando mais tranqüilidade para o abastecimento de água da cidade de Barretos, que apresentando dificuldades para a população. “Uma bomba nova irá dar muita tranquilidade ao SAAE, porque a empresa ESCO S/A que produz os equipamentos, garante que essa bomba só irá apresentar defeitos pelo uso da mesma em um prazo de 8 anos”, afirmou o edil.