Barretos/SP, 27 de Setembro de 2024

Publicado em 16/04/2010 às 00:00 Clarissa Johara

Vereadores participam da assinatura de ato para guarda provisória de gleba e casas da antiga FEPASA

O prefeito Emanoel Mariano Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Barretos, Paulo Correa, e a Superintendente do Patrimônio da União no estado de São Paulo, Evangelina de Almeida Pinho, assinaram na tarde desta quinta-feira (15), o termo de autorização de guarda provisória, que faz a União ao Município de Barretos, de gleba localizada no Bairro Nogueira, que abrigava o antigo pátio de manobras e a garagem dos carros passageiros da antiga FEPASA. A assinatura foi realizada na sede da prefeitura, com a presença dos deputados federais Valdemar Costa e Luciana Costa, ambos do Partido da República, o vereador Dr. Reginaldo da Silva, além de outras autoridades locais e da região. A autorização se refere à Gleba “A” com área de 22.524,22 m², abrangendo 44 casas da antiga colônia da FEPASA, e à Gleba “B” com uma área livre de 34.678,55 m², pertencentes à União e hoje pertencentes ao Município. O presidente Paulo Correa, que foi o intermediador junto ao Governo Federal, descreveu toda a luta de 5 anos para que chegasse até o momento de hoje. “Antes da nossa gestão muito se prometia e a questão não era resolvida. Hoje, nós estamos assinando o termo de guarda provisória, que é o primeiro passo para a destinação final dessas áreas para o município. Após várias reuniões e reivindicações, o nosso pleito está sendo atendido. Esta foi uma missão e um compromisso que assumimos com vocês que são os verdadeiros proprietários daquelas casas. Esta luta árdua, mas gratificante, resulta numa grande alegria para todos nós. Por isso, através do empenho dos deputados Valdemar Costa Neto e Luciana Costa, além do prefeito Emanoel Carvalho, a cidade está recebendo esse beneficio. É muito importante a união de forças políticas para beneficiar a população. O Partido da República tem colaborado muito com o nosso município”, salientou. Segundo Evangelina Pinho, houve uma participação muito grande do deputado Valdemar Costa Neto, do vereador Paulo Correa e do prefeito Emanoel Carvalho, para garantir a primeira etapa do trabalho que é a guarda provisória. “Essa guarda é um ponto de partida, a partir daí, a Prefeitura está negociando a aquisição dessas áreas em definitivo. Hoje se encerra uma luta de 5 anos”, disse. Emanoel agradeceu o empenho de Evangelina na preparação da documentação, enfatizou as incursões que fez com Paulo Correa, buscando solucionar a questão e destacou o presidente Lula, que através de uma medida provisória tornou possível a concretização do sonho de 44 famílias. “Já com relação à área livre, a Administração vai apresentar um projeto para que essas áreas que se encontram dentro do seu território sejam destinadas ao Governo Federal, visando à construção de 250 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida”, disse. A deputada Luciana Costa enalteceu o empenho dos parlamentares republicanos. “Como representante do Município de Barretos no Congresso Nacional, só tenho a agradecer ao Paulo Correa e ao deputado Valdemar Costa, afinal hoje estamos anunciando mais esta conquista para o município”, ressaltou. O deputado Valdemar Costa destacou o trabalho da Superintendente do Patrimônio da União, bem como a luta de 5 anos do vereador Paulo Correa. “A Evangelina tem feito um trabalho muito importante à frente da SPU, visando ajudar as cidades e, principalmente, as pessoas. Mas, neste dia, tenho que ressaltar que apesar de todo o desempenho dos deputados do Partido da República o mérito todo é do vereador Paulo Correa. Ele trabalhou durante 5 anos para conseguir viabilizar essa conquista”. Márcia, líder comunitária da antiga Colônia, disse que muita gente não acreditava e era bobeira correr atrás da regularização. “Eu sempre confiei e fui à luta. Procurei o Paulo Correa, a quem agradeço muito pela transformação deste sonho em realidade”, afirmou.