Barretos/SP, 04 de Outubro de 2024

Publicado em 22/10/2012 às 00:00 Roberto José Minuncio

Vereadores participam de Audiência sobre Plano Diretor e tomam conhecimento do projeto do Terminal Multimodal

Em reunião presidida pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Edson Marcondes de Souza, aconteceu na tarde desta segunda, dia 22, uma Audiência Pública para discutir uma nova demanda no Plano Diretor da cidade de Barretos. Na oportunidade, o prefeito Emanoel Mariano Carvalho, juntamente com o secretário de Gestão Estratégica, Guilherme Montanari e os vereadores Juninho Leite, Paulo Correa, Guilherme Ávila e Carlos Henrique dos Santos “Carlão do Basquete”, assistiram a apresentação do projeto de instalação na cidade de Barretos, do Terminal Multimodal de Barretos, pelo diretor financeiro da Agrovia S.A., Maurício Rezende. Nas discussões, foi esclarecido que existe necessidade de aprovação através da Câmara Municipal, visando mudar de rural para urbana, de uma área de 121.000 metros quadrados, já adquirida pela empresa Agrovia com investimento de R$1,1 milhão de reais, distante 11km da cidade de Barretos, o que irá possibilitar a instalação de um Terminal Multimodal para escoamento de uma produção de 2,5 milhões de toneladas de açúcar e 500 mil toneladas de soja, através da linha férrea até o Porto de Santos. “A empresa Agrovia retira o açúcar com o caminhão na usina e segue até o terminal de transbordo, que através dos trens da ALL (América Latina Logistica) irá encaminhar a produção até o Porto de Santos”, afirmou Maurício Rezende. Para que este projeto se torne realidade em Barretos, o diretor financeiro da Agrovia S.A., informou aos presentes na Audiência Pública que estão sendo investidos 80 milhões de reais na restauração da malha ferroviária entre Barretos e Araraquara, visando atender o escoamento de 124 usinas instaladas nesta região, o que representa 8,5% milhões da produção de açúcar da região centro-sul. Por outro lado, a instalação deste Terminal Multimodal estará contribuindo para a geração de 60 a 70 empregos diretos de várias especialidades, além de 1500 empregos durante as obras de construção de toda a estrutura do projeto que inclui um armazém para 60 toneladas e equipamentos para o escoamento da carga, e outros 300 empregos indiretos. “A instalação do Terminal da Agrovia no município de Barretos, resultará em alta geração de empregos diretos e indiretos, tanto na construção do terminal como em sua operação. E irá contribuir para o aquecimento da economia local”, afirmou Maurício Rezende, diretor financeiro da Agrovia S.A. Após a discussão na Audiência Pública realizada pela Prefeitura Municipal, o vereador Juninho Leite, presidente da Câmara Municipal de Barretos, afirmou que aguarda o encaminhamento do projeto por parte do Executivo Municipal, para dar andamento ao projeto, e realização de mais uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Barretos. O vereador Paulo Correa (PR), que defende há alguns anos a recuperação do traçado da Linha Férrea de Barretos para o escoamento da produção agrícola participou da audiência e fez várias perguntas aos representantes da Agrovia. “Eu vou acompanhar todas as discussões a respeito do projeto e inclusive solicitei todas as cópias de contratos, para que possamos realmente estar aprovando um projeto que venha a beneficiar a cidade de Barretos”, afirmou Paulo Correa.