Barretos/SP, 01 de Outubro de 2024

Publicado em 26/05/2011 às 00:00 Roberto José Minuncio

Vereadores Reginaldo e Francisco sugerem instalação do Arquivo Público

A criação de um Arquivo Público de Barretos no Recinto Paulo de Lima Correia foi tema de requerimento sugerido pelos vereadores Reginaldo da Silva e Francisco de Paula Silva, na sessão ordinária de segunda-feira, dia 23. Os parlamentares esclareceram que através do crescimento da cidade e as novas tecnologias, o passado e a cultura da cidade acaba sendo esquecida. Ao completar 157 anos, no mês de agosto deste ano, é preciso que os setores competentes tomem providências visando manter as raízes de nossa cultura. “Um povo que não preserva o seu passado, jamais saberá cuidar do futuro, por isso é preciso ter toda atenção com os documentos de nossa história, como registros, processos civis, criminais, escrituras públicas entre tantos outros, para que as novas gerações possam ter conhecimento do passado de Barretos e suas personalidades”, afirmou Dr. Reginaldo da Silva. Contudo, os vereadores esclareceram que a Lei Federal nº 8.159/91, estabelece que é dever do Poder Público dar proteção especial aos documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Visando contribuir com a história de Barretos, no requerimento indicam o Recinto Paulo de Lima Correia por ser o local que abrigou várias Festas do Peão de Boiadeiros, Exposições de Gado, Festa dos Campeões, entre tantos outros eventos. Os vereadores solicitam informações se é possível a criação do Arquivo Público em prédio do Recinto Paulo de Lima Corrêa, com instalações adequadas, para que todo o acervo da cidade possa ser guardado, cuidado, recuperado e devidamente catalogado, oferecendo assim condições de estudos, pesquisas históricas e visitação da população.