Vitor Santiago e Carol Castilho recebem Diploma Cultural Luiz Carlos Arutin
Diploma tem como objetivo homenagear as personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da cultura em Barretos.
Em Sessão Solene realizada a noite de quarta-feira (23/nov), a Câmara de Barretos entregou os Diplomas de Ordem do Mérito Cultural “Luiz Carlos Arutin” ao Professor de dança Hip Hop, Vitor Mateus Ferreira Santiago (atual Presidente do Conselho Municipal da Juventude) e a Atriz, Empresária e Produtora Artística, Ana Carolina Alcântara Castilho Rodrigues "Carol Castilho".
A homenagem é dedicada às personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da Cultura em Barretos.
O evento foi presidido pelo Presidente da Comissão de Cultura e Assistência Social da Câmara, vereador Gabriel Uchida (UNIÃO) e contou com a presença do vereador Nestor Leonel (UNIÃO BRASIL); do Secretário Municipal de Cultura, Rogério Teodósio (representando a Prefeita Paula Lemos); do Membro da ABC - Academia Barretense de Cultura, Jose Antonio Merenda (representando a Presidente Aparecida Rosa Moro Carneiro); da ex-Vereadora Rose Araújo (representando o Deputado Estadual Sebastião Santos (REP).
Familiares e amigos dos homenageados, além de apoiadores da Cultura barretense também acompanharam de perto as homenagens.
Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo sobre a carreira da empresária e atriz, Carol Castilho.
O professor de dança, Vitor Santiago, apresentou junto com os alunos Andrey Oliveira, Maria Clara Teodoro, Maria Eduarda Lopes, Maria Laura Monteiro e Tainá Ferreira a coreografia "É voz de preto, de favelado, respeite nossa voz", que foi 1º lugar na categoria Conjunto de Danças Urbanas Amador II, no Festival Internacional de Dança de Caraguatatuba, em 2022.
A solenidade teve transmissão ao vivo e reprises pela TV Câmara - canal 31.3, Facebook, Youtube e Instagram.
ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA HOMENAGEM
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS ?
Vitor Mateus Ferreira Santiago tem 25 anos, é nascido em Barretos e, desde os 15 anos de idade já estava engajado com a dança do movimento Hip Hop.
Em 2019 , tornou-se Professor de Hip Hop na Secretária Municipal de Cultura de Barretos, atuando no Centro Municipal de Artes “Bezerra Menezes” – CEMART, na Casa da Cultura “Euri Silva, no CEU das ARTES Barretos “Profª.Eunice Espíndola, no Centro de Juventude, no Educandário Sagrados Corações e na Escola Estadual Prof.ª Paulina Nunes de Morais (nesta última,ensinava dança inclusiva para alunos com deficiência)
Durante a pandemia da Covid, incentivou os jovens a gravar clips de dança, para que os alunos pudessem e continuassem a se movimentar.
Em 2021 assumiu a Presidencia do Conselho Municipal de Juventude. Nessa função, tem atuado na busca de recursos financeiros para atividades culturais da cidade, por meio de programas de incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo, bem como na realização de eventos para alunos das redes municipal e estadual de ensino.
Destaques para: a atuação relevante na difusão do Movimento Social e Cultural Hip Hop, através de seus cinco pilares: Conhecimento, Graffiti, DJing (DJ), Danças Urbanas eMestres de Cerimonias (M.C.); e realização do evento Juventude Negra, como forma de conscientizar jovens na Semana na Consciência Negra; a premiação em 1º lugar em Festival Internacional de Dança em Caraguatatuba/SP - categoria Pesquisa e Trabalho; o engajamento na implantação da Primeira Casa da Juventude do Estado de São Paulo, em Barretos; e a realização do "1º Festival Cultura - Pajubá das Cores", projeto contemplado pelo edital do projeto Orgulho SP, do Governo do Estado de São Paulo, com atividades voltadas à comunidade LGBTQIAPN .
Ana Carolina Alcantara Castilho Rodrigues, mais conhecida como Carol Castilho, é Atriz, Produtora Artística, Recreadora Infantil, Empresária e Sócia-Proprietária da "Coringas Comunicação com Arte", empresa de entretenimento e produções artísticas voltada à produção, direção e atuação de peças teatrais, eventos corporativos e particulares da cidade de Barretos e região.
Formou-se em Administração de Empresas, pelo Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) no ano de 2009 e em Teatro, pela Escola de Teatro Ribeirão em Cena, Em Ribeirão Preto/SP, no mesmo ano.
Em 2011, fez pós-graduação em Administração pela Kaplan , de Sydney/Austrália, com vivência internacional na atuação de eventos.
Em 2014, foi Produtora Cultural local da "Virada Cultural Paulista", evento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Em 2017, ao lado de sua sócia, Janaina Luisa, ministrou o Workshop de Teatro "A prática de jogos teatrais e seus benefícios na empresa de animação" na maior Feira de Animação infantil do País ( ENAI), onde receberam duas premiações na categoria “Melhor personagem vivo”.
Em 2020, foi Contemplada pelo ProAc Expresso LAB, projeto de incentivo à Cultura e à Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com a Peça Teatral “As meninas e o quase bebê”, em 2020.
Os espetáculos teatrais mais recentes dirigidos por Carol Castilho, como “O livro encantado de Mila” (2018) e “Saltimbancos” (2021), reuniram mais de 600 expectadores.
SOBRE O DIPLOMA DE ORDEM DO MÉRITO CULTURAL "LUIZ CARLOS ARUTIN"
Criado em 2014 pela Lei Municipal nº 4971, de autoria da ex-veredora e atual Prefeita, Paula Lemos, o diploma de Ordem do Mérito Cultural Luiz Carlos Arutin tem como objetivo homenagear as personalidades que trabalham no desenvolvimento e na fomentação da cultura em Barretos.
Luiz Carlos Arutin (1933-1996), nome dado ao diploma, foi um ator barretense que se destacou no teatro e na teledramaturgia nacional nas décadas de 1970 e 1980, levando o nome da cidade de Barretos para todo o Brasil. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, Arutin participou de pelo menos 4 filmes, 20 telenovelas, além de ter comandado peças de teatro por todo Brasil. Arutin morreu aos 63 anos de idade, no apartamento onde morava em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro/RJ.
A escolha dos homenageados é feita por uma comissão mista formada por 1(um) vereador, 1(um)um representante da Secretaria Municipal de Cultura e 1(um) representante do Conselho Municipal de Cultura.
Os nomes são encaminhados à Câmara e aprovados pelos vereadores por meio de Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora.
Esse ano, a homenagem consta no Projeto de Decreto Legislativo nº 37/2022
HISTÓRICO DE HOMENAGEADOS (2014 A 2022)
2014 - José Antonio Merenda (Ator) e Maria Arlete Peroni Angelo (Empresária)
2015 - Alciony Menegaz (Cantora) e Sérgio Gomes (Empresário)
2016 - Conceição Aparecida Ribeiro Borges (Artista) e José Carlos Firmino (Secretário Executivo da Acib)
2017 - Guta Bampa - Maria Augusta Bampa Moreira Rodrigues (Professora de Dança e Empresária) e João Monteiro de Barros Filho (Jornalista e Fundador da Rede Vida de Televisão - Grupo Monteiro de Barros)
2018 - Liberalina Silva (Clube Estrela d'Oriente) e Armando Garcia (Concurso do Berrante - Os Independentes)
2019 - Oscar Guilherme (Mestre de Cia de Reis) e Aparecida Rosa Moro Carneiro (Empresária e Escritora)
2020 - Aristeu Faustino Rosário (Coreógafo) e Sada Abo Ali (Escritora e Empresária) - Obs: Sessão Solene não foi realizada devido à pandemia de Covid -
2021 - André Luciano Machado (Músico) e Michela Rita da Silva (Professora especialista em Cultura afro-brasileira)
2022 - Vitor Mateus Ferreira Santiago (Professor de Dança) e Ana Carolina Alcantara Castilho Rodrigues "Carol Castilho" (Atriz)