DINHEIRO PÚBLICO: Consultor apresenta situação financeira de Barretos até agosto de 2023
Gaspar da Costa destacou a diminuição dos repasses federais aos Municípios
Em Audiência Pública realizada na Câmara nesta quinta-feira (28/setembro), o consultor Gaspar da Costa apresentou aos vereadores e à população a situação financeira do Município da Estância Turística de Barretos até o 2º quadrimetre de 2023 (janeiro a agosto)
Essa reunião, que tecnicamente é chamada de demonstração das Metas Fiscais , é uma 'prestação de contas' de tudo o que a cidade de Barretos arrecadou (Receitas) e gastou (Despesas) no período.
Foram apresentados, em valores e porcentagem, o quanto a Prefeitura investiu em cada área do Município: Saúde, Educação, Assistência, Água, Folha de Pagamento, Precatórios e outras, bem como informações do SAAEB - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, IPMB - Instituto de Previdência do Município de Barretos e Câmara Municipal.
O consultor destacou que os Municípios, em geral, estão atravessando um período de diminuição das receitas federais . "A arrecadação de Barretos está 40% menor que o previsto". Nesse sentido, como resumo , a Prefeitura demonstrou em tópicos que:
- A estimativa de perda com ICMS, FPM e Fundeb até dezembro de 2023 é de R$ 26 milhões.
- O Fundeb é insuficiente para pagamento da folha da educação e continua em tendência de queda. Além disso, o elevado investimento na folha de pagamento da educação (30%, R$ 91 milhões até agosto), derivados dos reajustes do piso do magistério e as decisões judiciais contra a Prefeitura podem afetar o custeio da manutenção e desenvolvimento do ensino.
- Os repasses para Saúde destinados à folha de pagamento são insuficientes.
- O Transporte Urbano Coletivo é deficitário.
- Pela 1ª vez em 10 anos, a Prefeitura não tem nenhuma dívida com a CPFL.
?
A Audiência Pública foi conduzida pelo Relator da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas da Câmara, vereador Paulo Correa (PL). O cidadão Celso Branício (APPP - Associação de Participação Popular na Política) compareceu à Câmara para fazer questionamentos.
Todos os representantes de classes, associações de bairros e cidadãos interessados em participar das discussões puderam participar presencialmente ou enviar perguntas pelos canais oficiais da Câmara.
A TV Câmara Barretos transmitiu a Audiência ao vivo pelo canal 31.3, Facebook, Youtube e site.
 VEJA AQUI OS DADOS APRESENTADOS
 VEJA AQUI OS DADOS APRESENTADOS 
  ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA AUDIÊNCIA
  ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA AUDIÊNCIA
 FOTOS NO FINAL DA PÁGINA
  FOTOS NO FINAL DA PÁGINA
 ENTENDA
 ENTENDA 
A Audiência Pública para demonstração e avaliação das Metas Fiscais obedece à Lei Federal Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, conhecida como “Lei de Responsabilidade Fiscal”.
De acordo com a lei, todos os dados referentes às finanças e a gestão fiscal do Município devem ser apresentados e discutidos com a população a cada quatro meses (quadrimestre) por meio de Audiência Pública.
A convocação da audiência é feita pelo Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas da Câmara. Atualmente, a Comissão é formada pelos vereadores Carlão do Basquete (PSD) [ Presidente], Paulo Correa (PL) [ Relator] e Prof. Raphael Silvério (PSDB) [ Membro].




















